28 junho 2011

POST MUSICAL: U2!

E aí pervinhas??? Preparadas para o o último post musical in love Robsten??? 

Vamos recordar o que nós já vimos e ouvimos? Sia aquela que embala Robsten dentro e fora dos cinemas, Neil Young, mais um tiozinho pela qual nos apaixonamos e por último, mas não menos importante: Jeff Buckley, aquele que é puro romance, drama e paixão em suas músicas!!! E aí vocês tem um favorito?

Então que tal a "pequena" banda de hoje? Ela quase não é conhecida, imaginem! Ela só fez a maior turnê mundial da história (eu fui!) batendo todos os recordes em lucro e em estrutura de palco!!! 

Eles são conhecidos por suas vertentes políticas que podem ser percebidas em muitas músicas mas também por suas lindas e algumas tristes canções românticas como: With or Without, One e por aí vai.

Com vocês U2 uma das melhores bandas que esse mundo já viu!!!   


U2 é uma banda de rock formada em Dublin, Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).

O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro, já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards, estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbum The Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone, obtendo 8 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções.

Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
A Formação:

A banda foi formada em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple Comprehensive High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "The Larry Mullen's Band", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick Evans, também na guitarra.

Amostra de Sunday Bloody Sunday retirado do álbum War (1983). Apresenta uma batida marcial, guitarra crua e lírica, numa resposta sombria e emocional contra a violência.



Depois de pouco tempo de ensaio, eles mudaram o nome para "Feedback". Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.

O punk rocker de Dublin, Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators from Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Bono). Nome esse que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.

Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.

Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, U2 3, que chegou ao topo do hit parade na Irlanda. Em Dezembro desse ano viajaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.


O inicio da carreira:


Boy (1980) e October (1981)Em Março de 1980 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum Boy. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, intitulado October. Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal fato. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado "Shalom", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.

O reconhecimento mundial com o álbum The Joshua Tree (1987)

A árvore retratada do álbum The Joshua Tree. Adam Clayton disse: "O deserto é muito inspirador para nós como uma imagem mental para este registro". Em 1987 foi editado The Joshua Tree. O álbum entrou diretamente para nº 1 de vendas no Reino Unido e rapidamente chegou ao mesmo lugar nos Estados Unidos. Os singles "Where the Streets Have No Name", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For" tiveram o mesmo êxito. O álbum vendeu 26 milhões de cópias, levando o U2 a ser a quarta banda a ter direito a uma capa da Time Magazine, (as outras três tinham sido Beatles, The Band e The Who). O U2 recebeu diversos Grammys, entre eles o de melhor álbum do ano. Com "The Joshua Tree", o U2 conquistou definitivamente o mundo.

"With or Without You" fez parte da trilha internacional da novela Mandala da Rede Globo, levada ao ar em 1987.

Em várias pesquisas e enquetes o álbum aparece entre os dez melhores de todos os tempos. Em uma delas, ficou em segundo lugar, atrás apenas de Ok Computer, do Radiohead.

Que tal um pouco de Robsten ao som de U2????

A explosão com Vertigo!

How to Dismantle an Atomic Bomb (2004) e "Vertigo Tour" (2005-2006)

Bono e The Edge em Auckland durante a turnê Vertigo TourUma cópia não finalizada do novo álbum da banda foi roubado em Nice, França, em Julho de 2004. Entretanto, em 22 de Julho Bono revelou que caso o disco fosse disponibilizado em redes P2P, ele seria lançado imediatamente através do iTunes e estaria nas lojas em um mês. O álbum How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado no dia 22 de Novembro (23 de Novembro nos Estados Unidos).

"Vertigo" retirado do álbum How to Dismantle an Atomic Bomb (2004). Com seus riffs agressivos, tornou-se um sucesso mundial e foi usado numa promoção cruzada com a Apple.



O U2 fez o lançamento com um inusitado show pelas ruas de Nova Iorque, tocando as novas músicas em cima de um caminhão, Live from Under the Brooklyn Bridge. O primeiro single do álbum, "Vertigo", foi lançado no dia 24 de Setembro de 2004. A música foi bastante tocada nas rádios e na primeira semana do seu lançamento estreou no 18º lugar na Modern Rock Tracks Chart da Billboard e em 46º lugar na Billboard Hot 100. "How to Dismantle an Atomic Bomb" foi um grande sucesso de vendas e de crítica. Passou diversas semanas como o álbum mais vendido em diversos países. Até Janeiro de 2005, já havia vendido quase 11 milhões de cópias, número que com certeza aumentou de lá para cá. Além disso, foi vencedor de 8 Grammys, inclusive de "O Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock". A "Vertigo Tour" mostrou ao mundo porque o U2 é uma das maiores bandas de rock da história e sem dúvida a maior da atualidade: concertos maravilhosos, com lotação esgotada e uma estrutura gigantesca.

A maior turnê que esse mundo já viu!
No Line on the Horizon (2009) e "360º Tour" (2009-2011)

Preparativos da U2 360° Tour no estádio Camp Nou.A banda começou a trabalhar no décimo segundo álbum No Line on the Horizon em 2006 que, após o rompimento com a Island Records, seria o primeiro álbum pela Mercury Records, também subsidiária da Universal Music Group. Originalmente escrevendo e gravando com o produtor Rick Rubin, a banda resolveu arquivar o material. Subsequentemente resolveram começar a escrever e gravar para o álbum com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno em 2007. Durante as sessões em Março de 2008, foi confirmado que a banda havia assinado um contrato de 12 anos com a "Live Nation" no valor de 100 milhões de dólares, o que inclui: o controle do merchandising da banda, patrocínio, e o site oficial.

A banda completou "No Line on the Horizon" em Dezembro de 2008, e agendou o lançamento para 2 de Março de 2009. "Get on Your Boots" é seu primeiro, "Magnificent" como o segundo single e "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" o terceiro single do álbum.

Em uma entrevista com Sean O'Hagan do The Guardian, Bono disse que a banda pretende lançar outro álbum no fim do ano consistindo de material gravado durante as sessões de "No Line on the Horizon". Bono disse que será um álbum mais meditativo no tema de peregrinação.

Apesar de ter recebido críticas positivas, o álbum foi o menos vendido da banda em mais de uma década. Muito provavelmente pela má escolha do seu primeiro single que não reflete a qualidade musical do álbum. "Magnificent", a canção título "No Line on the Horizon" demonstram todo poder vocal de volta de Bono como não se via desde o fim dos anos 80. Além destas, "Unknown Caller" e "Moment of Surrender" e a diferente "Breathe" se destacam do restante das canções.

Este álbum deu início à turnê "360 degrees", com um palco no centro dos estádios com visão de 360 graus tanto do palco quanto do telão, possui um sistema cilíndrico de vídeo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 metros de altura sobre um palco com pontes rotativas, por onde circulam os músicos. Um espetáculo visual do nível dos shows da banda ao longo dos anos 90, pela sua magnitude.

Palco do 360º Tour


Em abril de 2011, nos shows realizados no Brasil, a 360° Tour tornou-se a turnê de maior bilheteria na história, superando o lucro de US$ 558 milhões e quebrando o recorde anterior dos Rolling Stones.

O show mencionado foi em 10/04/11, celebrando o feito à altura. Foram introduzidas duas canções ao set list tradicional da tour: "Out of control" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 04/12/06 (na fala de Bono "uma música especial para dias especiais") e "Zooropa" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 12/08/93.


A letra dessa música foi um pedido de desculpas do Bono para a esposa por ter esquecido o aniversário de casamento deles! 

E aí vocês perdoariam???

Site Oficial: U2.com

Adendo 1: Alguém já percebeu como as letras românticas de U2 são muto tristes? São lindas mas bem tristes...
Adendo 2: U2 é Fodástico!!! E eu fui no show!!! Com Muse ainda por cima!!! Um dos melhores momentos da minha vida! Fato!!!

Fonte Fonte 2 Fonte 3 Fonte 4

Post: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário