09 novembro 2012

ENTREVISTA DE KRISTEN PARA O MOVIELINE NO TIFF!


Kristen Stewart falou com ML durante o ‘Festival Internacional de Cinema de Toronto’, onde o filme [Na Estrada] teve sua estréia norte-americana. Ela compartilhou pensamentos sobre o “difícil amor” de seus personagens, como ela cresceu sendo parte deste filme, e como esta foi a “maior experiência” que ela já sentiu em um set.

Então, como foi o seu caminho para Na Estrada?
Eu tinha 14 ou 15 anos quando conheci Walter Salles. Eu falei com ele quando eu tinha 17 anos, eu acho que estava filmando o primeiro filme de Crepúsculo, eu não tenho certeza – possivelmente eu estava prestes a fazê-lo. No começo eu estava falando sobre interpretar uma outra parte, de modo que tem sido um longo tempo. Eu não sei como eu fui capaz de lidar com esse tipo de energia, mas para transmitir isso, eu amei essa coisa da maneira que ele [Walter Salles] faz e, logo que você começa a girar em torno disso, a energia passa entre você, nada realmente precisa ser dito. Eu tinha conseguido o trabalho, e fui embora apenas vibrando. Eu era como, ‘Você está brincando comigo?’. Além disso, eu era muito nova, eu não estava com idade o suficiente para o papel ainda.

Quando eu li o livro há muitos anos atrás, eu achei extenso e não parecia ter elementos que o tornasse traduzível para a tela – pelo menos eu recordo ter pensado isso no momento. O que você achou do livro quando leu pela primeira vez?
Eu li para a escola, então, eu tinha que lê-lo. Eu fiz estudos independentes, quando eu estava no colégio. Eu me lembro, eu levei tanto tempo para ler o livro. Tudo o que eu tinha a fazer era ler e escrever um relatório, não era como se eu tivesse de fazer um estudo intensivo do livro, e isso me levou meses e meses – eu estava atrasada. Mas eu acho que o meu professor estava bem com isso, porque eu acho que, finalmente, o material estava bom.
Mas, as pessoas dizem que é diferente quando você o lê em diferentes idades – mas para mim na época, foi divertido! Nessa idade você começa a perceber que você tem uma escolha em quem te cerca. Até esse ponto, você está apenas cercado circunstancialmente – a sua família ou o que seja – mas nesse ponto você pode começar a escolher sua família – e eu tenho uma família grande por sinal – mas, eu quero dizer, as pessoas apenas decidem de quem fica ao seu redor. Eu não quero soar clichê, mas as pessoas devem tirar algo de você, que de outra forma, permanece invisível.

E quando eu li o livro eu pensei, ‘meu Deus eu preciso encontrar pessoas assim’.  Eu definitivamente não sou desse tipo [meu personagem, Marylou]. Como eu continuei lendo e fiquei mais velha, o peso passou a significar mais. Eu estava totalmente apaixonada pelas cores e a forma como ele o escreveu e saltou sobre as palavras, e como isso é lido como uma canção. Então, quando eu fiz o filme, pra interpretar um papel como Marylou – ela é muito vívida Ela é muito colorida, interessante e extremista, e então você não sabe como e por que ela faz as coisas que ela faz.
No momento que isso veio à vida, eu não queria interpretar uma garota louca, sexy e selvagem. Eu queria aplicar todos os porquês e conhecer as pessoas por trás dos personagens. Há um peso nisso. Não é fácil viver uma vida assim. É isso que faz este tipo de pessoa ser notável. É um dar e receber. Não há como ter isso sem dor, mas eles não são fúteis, eles podem sentir isso…

Marylou é uma alma com visão de futuro progressista, mas ela também está cercada por esta situação de constante mudança com seu ex-marido, Dean, que ainda é uma montanha-russa emocional, tanto para si e para ela. Alguma vez você a julgou em relação ao por que ela o tolera por tanto tempo?
Não, eu nunca tinha feito isso. Eu sempre me perguntei como ela poderia levar isso. Quão profunda é? Quanto você pode dar e quanto você pode deixar ser tirado de você?
 O que eu achei dela, é que ela é muito especial para o seu tempo, mas nos dias de hoje ela seria outra coisa. Sua capacidade de ver as falhas de todos e apreciá-las, é realmente inacreditável. Qualquer entrevista que fizemos com quem estava envolvido com eles [antes de fazer o filme] sempre disseram a mesma coisa – que ela era uma mulher maravilhosa. Ela era incrivelmente contagiante. Então, não, eu não a julguei.

Então, como você descreveria a relação entre o seu personagem Marylou e Dean?
Eles realmente são parecidos. É isso é tumultuado. É difícil amar assim. Mas eles são tão apaixonados um pelo outro. Você não sabe isso apenas em ler o livro, mas eles foram amantes até o fim de suas vidas. Ele meio que a viu crescer, e ela sempre teve um lugar no seu coração, embora eu ache que a capacidade era tão enorme, que também havia outros em seu coração, mas ela estava no centro. E o mesmo vale a outra parte. Eu acho que eles se ajudaram a crescer e cresceram juntos.

Você espera que seus fãs de Crepúsculo vão gostar de ver este filme? Sem dúvida alguma será curioso vê-la fazendo algo fora de Bella, e esta pode ser a chance de muitos deles em primeiro lugar. Como você espera que eles vejam este filme?
Bem, eu quero dizer que você acabou de entrar em um cinema [risos]… eu acho que se eu posso ter alguma coisa a ver, com apenas uma pessoa, que não teria uma outra maneira ler Na Estrada, então seria incrível e estou muito feliz de ser uma parte disso.
Eu acho que se você tiver qualquer inclinação de ver este fã de Crepúsculo, eu tenho que dizer que eu não tenho muito controle sobre as coisas que eu escolho, porque eu preciso me sentir entusiasmada para fazer os papéis que escolho. Eu muito raramente penso na minha carreira e em como as pessoas irão perceber isso, e eu acho que é isso que as pessoas gostam, e se esse não é o caso, então, é tipo como – um, que não irá a frente. É uma coisa falsa. Eu acho que as pessoas vão realmente gostar, e se você não gostou do livro, então não assista ao filme. Você sabe o que eu quero dizer? No entanto, alguém quiser explicar isso, está tudo bem pra mim.

As pessoas descrevem Na Estrada como um “divisor de águas” na cultura americana, que virou a cultura conservadora estrita que prevaleceu na década de 1950 nos EUA. Assim, a partir de sua perspectiva como 20 e poucos anos, como você vê sua relevância, culturalmente, nos dias de hoje?
Eu acho que este é um bom momento para ver esta história visualmente, porque a maioria das pessoas podem vê-lo e não ficam chocadas, como poderia ter ficado anteriormente. Naquela época, teria sido tão chocante ver pessoas usando drogas e fazendo sexo, que não veriam o espírito por trás disso – a mensagem por trás disso teria sido [diluída].
Embora, talvez, isso teria sido bom, porque teria forçado as pessoas a olhar. Mas talvez eles não fossem capazes ainda. Poderá sempre ter intuições conflitantes que possam até não andarem juntas, mas estas são pessoas que têm a força para estar bem, mesmo com as pessoas discordando.
Nessa fase de sua vida, há muito pela frente – pelo menos se sente desta maneira. O alcance é tão importante, mesmo se algo for desconhecido para você, mas você se sente compelido a descobrir o que é… Não ignore isso! Nessa idade, é importante ter uma fé em sentimentos que você não pode articular, porque em algum momento você precisa para uni-los. E esses caras encontraram uma palavra para isso, e o “Isso”, eu acho que nunca vai embora.

Então o que é “Isso”? Como você o descreveria?
[Risos] Confie em mim, nós já conversamos tanto sobre isso… é a pérola. É aquela coisa que faz sua vida saltar. Eu acho que se nós soubéssemos disso… eu sinceramente acho que é uma coisa individual, mas se algo é engraçado para você e você está sozinho, você pode sorrir para ele ou o que seja, mas de repente se você estiver com um monte de gente que também acha engraçado, você pode estar histericamente rindo. Há algo sobre a vida que você não pode descrever completamente. Ele também vai junto com não ignorar a chama e ir como, ‘OK, eu estou contente agora em ser inteligente, conservador e agarrar o que eu tenho’.  Eu só acho que é importante seguir mantendo isso.

Como tem sido sua experiência de interpretar Marylou ou em Na Estrada, geralmente influenciou a sua vida profissional ou pessoal? Você disse que você foi uma parte deste projeto por um longo tempo, então você teve muito em sua volta de experimentar sobre esta cultura, mesmo com você assumindo outros papéis, incluindo, é claro, o de Crepúsculo.
Esse foi o maior tempo que eu já passei sentimentalmente. Crepúsculo foi uns bons cinco anos e foi uma experiência muito indulgente e  criativa. [A maioria dos projetos] são geralmente por cerca de cinco semanas, três meses ou seis meses, no máximo. Mas porque eu estava ligada a Na Estrada tanto tempo, a construção e pressão pelo tempo que estávamos lá, foi apenas maior do que qualquer coisa que eu já senti em um set.
Nós tivemos quatro semanas de provar que éramos tão gratos e felizes de estar lá, porque todos nós somos fãs do livro, mas tínhamos colocado nesse trabalho e sabíamos o propósito e o peso dele, e como isso era importante para tantas pessoas. Isso todo é crédito de Walter [Salles], mas se alguma coisa, o que isso me ensinou é que, se você parar de pensar e apenas respirar através disso, você é um ator melhor. Você apenas tem que se colocar no trabalho inicial e depois não se tornar muito analítico, porque você tem que confiar que já fez de tudo.
Então, isso me abriu de uma forma que é apropriado para a minha idade. Eu sou apenas um pouco menos inibida. Basta ser capaz de não pensar tanto antes de falar, já é bom. Isso me ajudou nesse sentido. Isso não é um ser menos vergonhoso, é apenas ser muito mais descaradamente do que eu mesma. Eu acho que tudo começou quando eu tinha 15 anos. Eu posso estar com as pessoas e dizer o que penso, e ter uma conversa com um estranho e estar tudo bem.

Post: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário