17 dezembro 2012

COLETIVA DE IMPRENSA - KRISTEN E GARRET FALAM SOBRE OS DESAFIOS DE TEREM GRAVADO ON THE ROAD!

Na coletiva de imprensa de On The Road, no começo de novembro em Los Angeles, Kristen Stewart e Garrett Hedlund falaram o porque o filme é tão emocionante e envolvente, os desafios de tê-lo gravado e o que os fãs de Twilight pensarão dele. Confira:



Já que você ferozmente sustentou esse projeito, antes mesmo de Crepúsculo, que conversa é essa sobre Marylou que fez você querer ser uma parte disso depois de todo esse tempo?
STEWART: Eu realmente tive que cavar muito fundo para encontrar em mim uma pessoa como essa. Levou muito tempo. Inicialmente, eu não poderia dizer “não”. Eu teria feito qualquer coisa no filme. Eu teria seguido em uma caravana, se eu não tivesse conseguido um emprego nele. Mas, eu tinha 16 ou 17 anos quando falei com Walter (Salles), pela primeira vez. Eu tinha 14 ou 15 anos quando eu li o livro pela primeira vez. Foi fácil ligar os pontos, depois de ter chegado a conhecer a pessoa por trás do personagem, para ver o que eu preciso parar descobrir um estilo de vida assim, mas isso não aconteceu profundamente até no processo do ensaio. No início, eu só estava atraída pelo espírito da coisa. Eu sou o tipo de pessoa que realmente precisa ser muito empurrada para ser realmente capaz de deixar tudo, e eu acho que Marylou é o tipo de pessoa que você não pode ajudar além de ser você mesmo por aí porque ela é tão descaradamente presente, o tempo todo, como esse poço sem fundo de uma generosa empatia. É uma rara qualidade de se ter. Isso faz você capaz de viver uma vida realmente completa, muito rica sem que isso tire algo de você. Você não poderia tirar dela. Ela estava sempre recebendo algo em troca. Ela foi incrível.
HEDLUND: Estar na presença de alguém tão sem julgamento, lhe dá a liberdade para lançar inibições e medos, e ser mais honesto com você mesmo e com alguém que tem mais esse perfil do que você jamais teve.


Por mais que vocês queriam fazê-lo, o quanto foi difícil para vocês ficarem ligados a isso enquanto o tempo passava? Como essa vida temperada, durante esse tempo, ajudou a informar coisas a vocês?
HEDLUND: Bom, não foi nem um pouco difícil estar ligado a isso. Foi, para mim, algo que eu ansiosamente queria fazer. Quando Walter (Salles) me convocou, eu estava tão incrivelmente orgulhoso de fazer parte disso. Eu era um grande fã do livro e depois de oito anos de ter lido o livro até agora, estar no Set era insano. Mas, a partir do momento que fui indicado, eu tinha essa fé que ele ficaria feito e este medo que ele faria. Todo o mundo cresceu um pouco velho demais. Esse foi um dos meus medos com ele porque, com esta parte do livro, Dean tem 21 e Sal 24. Nós começamos a filmar quando tínhamos 25 anos. Virei com 26 anos nele. Agora, eu tenho 28 anos. Quando, pela primeira vez, li com Walter sobre isso, eu tinha 22 anos de idade. Agora, olhando para trás, com quatro anos entre elas, com a experiência de vida e vida temperada, você ganha muito mais conhecimento e sabedoria do mundo, a maneira como as coisas funcionam, as pessoas e como conseguir o que quer, e saber um pouco mais da América. Obviamente, as unidades que fazem todo o país aumentou a sabedoria por trás do volante, de todos esses locais remotos, sendo discriminadas e não tendo um centavo para o seu nome. Ele me ajudou a estar confortável nessas cenas.

Por causa de terem ficado confortáveis com a intensidade de algumas das cenas físicas entre os dois, apenas para que vocês pudessem fazer essas cenas mesmo, estavam lá as equipes de gestores e agentes debatendo se deveriam fazer isso ou não?
STEWART: Não.
HEDLUND: Não. A tortura deles não foi ter que aceitar o fato de que o seu rabo estaria a mostra para alguém ver, mas com a internet, isso nunca iria acabar. Mas não era realmente isso. Era o fato de que por dois ou três anos eu estava dizendo não a tudo que veio do outro lado da mesa, e eles eram como “Tudo bem você sair e fazer esse filme. Espero que o Sr. Salles esteja feliz. Onde você esteve nos últimos três anos de merda?” Isso foi a única coisa. Agentes e gestores desprezam projetos de paixão, às vezes.

Vocês falaram com seus pais sobre a nudez no filme, antes de eles verem?
HEDLUND: Minha mãe e irmã assistiram o filme do meu lado.
STEWART: Sim, aquilo foi uma experiência interessante.
HEDLUND: Teve muitas risadas. Eu não sei se foi bom ou ruim. Eu não sei se as risadas estavam para lá de nervosismo ou era porque o texto era realmente bem humorado.
STEWART: Para mim, eu acho que todos estavam tão felizes, que levou alguns anos para o filme ser feito. Minha mãe veio a Cannes. Ela adorou. Ela estava muito orgulhosa. Eu não falei com meu pai sobre isso ainda, realmente. Acho que “Welcome to the Rileys” foi provavelmente mais difícil para um pai assistir. Eu estava tão sensível sobre tudo, depois daquele filme. O personagem realmente se encontrou debaixo da minha pele. Eu estava tão sensível demais sobre qualquer coisa, só não abertamente sexual, mas qualquer coisa sobre uma jovem garota. Isso me balançou, e eu acho que meus pais provavelmente puderam sentir isso. Não é algo que nós tenhamos conversado. É engraçado da perspectiva de alguém de fora. É como“deve ser estranho sentar e assistir sua bunda com sua mãe”, mas foi tão estranho, estar vendo tudo isso de fora. Eu não quero dizer que é como estar assistindo outra pessoa porque o que eu amo no meu trabalho é que você pode ler as coisas e encontrar aspectos da vida que você pode relacionar-se, com coisas que você não sabia realmente que tinha em você, e isso choca a merda pra fora de você. O processo de fazer um filme é descobrir por que você respondeu dessa forma. Eu não me sinto como se estivesse jogando sempre uma pessoa diferente, mas não porque é seu típico “go-to”. É mais do que cuidar de outra pessoa. Você tem uma baita responsabilidade naquela pessoa. É fácil ser matura em relação a isso. É fácil encaixar isso em um contexto e se sentir protetora disso.
HEDLUND: Eu acho que a única coisa mais difícil para um pai é ter que sentar e ver você fazer uma cena de morte. Eu morri em três filmes, e minha mãe pede “apenas me diga que você não morre no final”. Para levá-la para assistir “I am Sam”, eu disse a ela que era uma comédia. Ela voltou com sua melhor amiga e bolsos cheios de lenços de papel e disse: “seu filho da puta!”

Quantos anos você acha que um jovem fã de crepúsculo deve ter, antes de ver “On The Road”?
HEDLUND: Acho que os limites de classificação e um pouco mais.
STEWART: Eu acho que a lei atual é que, se você está com um dos pais, você pode ir e ver um filme para maiores de idade, se você estiver pela idade de 13 anos. Eu acho que isso depende de quem são seus pais e quem você é. Eu li “On The Road” quando eu tinha 14 anos, então eu não sei. Meus pais nunca quiseram me abrigar do mundo em que vivemos, então eu provavelmente não sou a pessoa certa para se perguntar. Eu acho que, se você tem o desejo de vê-lo e seus pais não querem que você veja, então em seguida tome o touro pelos chifres!

As conversas com as pessoas que são apaixonadas por esse livro são radicalmente diferentes dos apaixonados fãs da franquia Twilight?
STEWART: Eu não consigo ter uma conversa muito envolvida com os fãs de Crepúsculo. É realmente raro. Às vezes, as meninas que movem fan sites vai entrar e fazer uma entrevista e eu absolutamente amo fazer isso. Mas, eu acho que um monte de gente com quem eu falo, e a maioria dos jornalistas que me sento junto, são grandes fãs de On The Road. Eu me sinto como se estivessem realmente atribuídos a essas histórias, porque eles têm um interesse por ela. Eu tenho conversado muito com os apaixonados fãs de On The Road. A diferença é que há muito o que sentir em Twilight, e isso é geralmente minha experêincia, tendo trocas individuais com os fãs. Você só sente. Mas com On The Road, há muito o que falar.

Quais dos ideais Beatniks sua personalidade se relaciona?
HEDLUND Nesse tempo, havia um tal sentimento e desejo de liberdade. Esses caras estavam tentando explorar todos os aspectos de vida, quando outros estavam realmente. Assim, muitos tiveram esses limites concretos criados, e eles tinham esse desejo de aventura. Especialmente para mim, que cresceu em uma pequena cidade no meio do nada, o desejo de estar longe foi incrível. Eu queria ver novas terras, conhecer novas pessoas da cidade e conhecer pessoas que estavam em situações muito menos afortunadas do que eu, para que eu pudesse apreciar mais o meu presente. Pelo menos eu tinha comida na mesa. Era apenas o desejo de viver e estar sobre sua própria conta, de viajar e ficar longe. Esses caras foram capazes de fazer isso, a expansão do amor livre e das drogas. Eles expandiram-se não só psicologicamente e espiritualmente, mas também geograficamente.

O texto de Jack Kerouac é uma carta de amor para Dean Moriarty. Foi isso que você obteve quando leu o livro pela primeira vez?
HEDLUND: Bom, esse livro é muito similar a várias outras cartas que eles trocaram entre si, de Neal (Cassady) para Jack (Kerouac), e de Neal (Cassady) para (Allen) Ginsberg. O amor fraternal estava lá. O amor entre Ginsberg e Neal estava lá. Houve honestidade através da expressão de absolutamente tudo que estava acontecendo ao seu redor, mentalmente e fisicamente, de onde eles estavam vindo para onde eles estavam indo. Eles tinham como expressar a ânsia de tudo, desde as partes mais profundas de suas almas, para o outro. É isso que eu acho que todo mundo foi atraído. Foi lidar com um baita sentimento maravilhoso de ser mais honesto do que nunca jamais foi e mais livre. Você tem que lançar inibições e medos, para se aproximar do caminho de vida desse tipo. Era isso que eu estava mais atraído dentro disso. Lidar com uma era tão maravilhosa – final dos anos 40 e 50 – era algo que eu romantizava demais. Peter O’Toole disse uma vez que a sua ideia de paraíso estava andando de uma sala cheia de fumaça para outra, e é isso que esse período de tempo sempre pareceu. Existem todas essas fotos em preto e branco de pessoas suando suas bundas, em estes equipamentos incríveis. Todos os homens usavam ternos e chapeus, e todas as mulheres usavam esses vestidos fantásticos, e eles estavam dançando sem um cuidado no mundo, ou assim parecia. Pensamos que, se vemos uma foto em preto e branco, ela pode não existir hoje, porque tudo está em cores, mas eles vêm isso dessa maneira?
STEWART: Quando você literalmente pode jogar tudo no Google, você não sente que tem que ver isso pessoalmente. Você pode fazer várias viagens no seu quarto, mas você não está tocando em nada e nem sentindo isso.

Vocês tiveram a oportunidade de viajar muito para remotas e interessantes áreas para esse filme. Qual lugar foi o seu preferido?
HEDLUND: Eu não sei. Eram todos de um tipo único. México foi incrível. Porque estávamos em tal movimento, logo de cara. No final do verão e no outono, Montreal foi muito bonita com todos os paralelepípedos e tudo. E então, tivemos que pegar a neve, no inverno do Chile, e em seguida, nos reservamos para Argentina, e de cabeça para Patagônia e até na terra de ninguém. Tivemos de conduzir o Hudson através de nevascas, montanhas do Chile, por apenas três dias enquanto nós nos hospedamos nessa cama e tomávamos café-da-manhã em um lago que sempre teve neblina sobre ele.
STEWART: É uma loucura saber que foram dois ou três dias porque, na minha cabeça, foi um bocado enorme de tempo.
HEDLUND: E depois, New Orleans foi incrível também. Saímos para Bayou, e foi especial.
STEWART: Apenas estar na cidade foi demais.
HEDLUND: E os desertos do Arizona e México foram todos tão ótimos. Aquelas cenas levaram a ainda mais emoção. Algumas das paisagens desertas que Sam e eu tivemos que experimentar no México foram tão únicas. Só de ficar nas ruas desertas de Tehuacán, no México, onde todas as construções foram feitas de argila e palha, foi bonito de ver essas partes do mundo.

Kristen, como você consegue se relacionar com Marylou e seu estilo de vida, naquela época?
STEWART: Eu acho que Luanne (Henderson) estava à frente de seu tempo. Geralmente, as expectativas das pessoas para suas vidas, de uma forma pessoal, não é um conjunto muito diferente. É uma coisa realmente fundamental, querer ser parte de um grupo. Somos animais de carga. De certa forma, ela tinha ideais muito convencionais. Ela tinha essa capacidade de viver muitas vidas, que não necessariamente bagunçavam-se umas com as outras. Ela não estava acima da emoção. Ela estava acima do ciúme, mas não acima de sentir-se mal. Talvez se este filme fosse feito de volta ao dia, em oposição à agora, as pessoas estariam tão chocadas e impressionadas com o sexo e as drogas que eles realmente perderiam o foco do filme. Agora, acabamos de ver um pouco mais do mesmo, por isso não é tão chocante para o estômago. É mais fácil de lidar. Claro, os tempos mudaram, mas as pessoas não mudam. É por isso que o livro nunca foi irrelevante. Haverá sempre pessoas que querem instigar um pouco mais forte, e há repercussões. É evidente na história, também. Mesmo nesse pequeno vislumbre, naquele momento no tempo, sabendo o que acontece com todos os personagens depois, é interessante. Ela conheceu Neal até o fim de sua vida, e eles sempre dividiam o que tinham. Isso nunca deixou seus corações, mesmo que suas vidas tenham mudado, monumentalmente.

O que você ama em uma ótima viagem de estrada, e o que pode potencialmente inviabilizar uma viagem?
HEDLUND: Bem, o que eu amo sobre eles é que, se você não tem uma estrutura de tempo ou um destino, o que poderia atrapalhar é um passageiro que tem. Para este filme, Walter (Salles) e eu temos que tomar Hudson 49 de Nova Iorque todo o caminho até LA. A maior coisa sobre isso foi que nós não nos importamos em quando teríamos que voltar pra casa. Sabíamos que em qualquer filmagem saíamos das paisagens maravilhosas de toda a América apenas para nos ajudar com o filme ou nos ajudar como pessoas, para encontrar força em nós mesmos para experimentar isso e estar nessa jornada. Nós quebramos mais de nove vezes em todo o país, em locais diferentes, e conhecemos alguns dos mecanismos mais maravilhosos em todos os Estados. Foi uma das maiores aventuras, porque nenhum de nós se importava quando chegaríamos em casa e isso é realmente raro de encontrar, mesmo quando quebramos no meio do nada em Novo México, em uma divisão de asfalto em um campo de feno num pasto. Demorou duas horas para um mecânico chegar até nós, e ele teve que fechar sua loja, para que então pudéssemos ficar na estrada, puxamos para fora nossos sanduíches e aumentamos o volume da música.

Agora que a franquia Crepúsculo acabou, que conselho você daria para outros jovens atores que podem estar estrelando em uma franquia de filme maior?
STEWART: É melhor você amar isso, ou então não o faça. Estar em um projeto por cinco anos… Eu, no final, a mesma sensação que eu tive quando eu comecei o projeto. A única diferença é que agora, neste momento, tenho esse peso levantado e eu o quero de volta. Eu não preciso mais me preocupar com Bella, o que é tão estranho. Ela não estará mais me pesando nos ombros.

Post: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário