28 julho 2012

ESPECIAL DE FÉRIAS - POST MUSICAL COM MUTEMATH!

Boa Noite Pervinhas!
Hoje continuaremos com a banda Mutemath da trilha sonora de Twilight, e que esta provavelmente na melhor cena do filme, ou uma das quando Bella e Edward chegam juntos na escola pela primeira vez como um casal, vamos conferir?
Com você Mutemath!




Mutemath (muitas vezes estilizado como MUTEMATH) é um grupo americano de rock alternativo de New Orleans que se formou definitivamente em 2003. O grupo consiste em um vocalista principal e tecladista Paul Meany, o baterista Darren King, guitarrista Todd Gummerman e o baixista Roy Mitchell-Cardenas mas eles muitas vezes se apresentam com variações e mistras desses instrumentos.



Eles foram nominados ao Grammy Awards em 2007.
Em abril de 2011 foi anunciado em seu site oficial que o guitarrista Greg Hill havia deixado a banda em outubro de 2010.


Formação

Mutemath teve inicio em 2011 como uma colaboração distante entre Paul Meany em New Orleans, Lousiana e Darren King em Springfield, Missouri. Os dois se conheceram trabalhando juntos em muitos trabalhos para a banda anterior de Meany Earthsuit. Ocasionalmente Paul recebia CD's demos instrumentais de Darren. Muito impressionado com os seus esforços, Paul contatou Darren e perguntou se ele poderia bagunçar com as demos um pouco, adicionando algumas ideias próprias. Darren obrigou os dois a entrar em ação em uma espécie de jogo de ping-pong de composição das músicas que iria continuar por diversos meses até que Darren foi convidado a preencher a vaga de baterista para  Earthsuit uma banda experimental de rock-cristão que começou a se dissolver rapidamente. Após Earthsuit finalmente se desfazer, King mudou para New Orleans e começou a falar de uma possível colaboração com Meany. Os dois trabalharam em demos e fizeram um punhado de shows sobre a alcunha de "MATH" (Matemática).

Com o recrutamento do guitarrista Greg Hill,  o trio trabalhou no seu estúdio em casa, New Orleans, escrevendo e gravando uma nova coleção de canções. Paul imediatamente tocou as demos para um amigo de longa data e produtor Tedd T, que se apaixonou na primeira vez que ouviu. O trio continuou a trabalhar em demos com Tedd T para um possível EP enquanto faziam shows com outro membro do Aerthsuit Adam LaClave, art-rock do grupo Macrosick.


Reset EP (2004)

Após meses considerando diferentes opções para o seu novo empreendimento, o grupo decidiu fazer as coisas por conta própria e oficialmente mudar seu nome para "Mutemath" após descobrirem que "Math" já estava sendo utilizado por outro grupo. Meany recrutou Tedd T e Kevin Kookogey advogado e antigo agente de Earthsuit para formar a Teleprompt Records como uma forma de controlar de forma independente o lançamento da Mutemath. Teleprompt celebrou um acordo com a Warner Music Group em 2004, lançando o álbum de Mutemath Reset EP naquele outono. A banda deixou Macrosick, recrutou o baixista Roy Mitchell-Cardenas e começou a promover e fazer uma tour para promover o lançamento, usando redes sociais populares omo MySpace e espalhar a palavra do grupo. Conforme a base de fãs do grupo cresceu, a banda começou a ver um aumento no número de show esgotados na primavera de 2005. No outono daquele ano, eles se uniram a The Music is Much Too Loud Tour abrindo shows para Mae e Circa Survive onde eles narram seus shows e atualizam os vídeos de seu blog todas as noites, gradualmente atraindo mais e mais pessoas para o fenômeno social que é o Mutemath. A banda vendeu 30,000 cópias do Reset EP antes que o álbum saísse para impressão em 2006.


E aqui temos o vídeo da banda se apresentado com a música The Nerve:

Mutemath (2006)

Em janeiro de 2006 a banda partiu para uma turnê em apoio ao seu auto-intitulado álbum de lançamento. Foi lançado de forma independente em resposta a indecisão da Warner Music Group do que fazer com o Mutemath e resultando em impasse de marketing e em uma ameaça de um possível engavetamento de todo o projeto. Então no final de 2005, Teleprompt processou a Warner Music requisitando a liberação da Mutemath de seu contrato enquanto a Teleprompt iria proceder com a promoção e venda do álbum auto-intitulado de Mutemeth por conta própria..

A edição especial do álbum somente estava disponível como lançamento apenas na tour até que atingiu a internet na loja online da Teleprompt, vendendo mais de 10,000 cópias no primeiro mês. Mutemath chegou as capas da Billboard e Pollstar sendo caracterizada na Alternative PressPaste e Spin bem como no programa da MTV News  'You Hear It First'. O grupo continuou a tour vigorosamente, fazendo shows para multidões de milhares nos festivais como Bonnaroo, Lollapalooza, Van's Warped Tour, V Festival, CMJ Music Marathon em New York City, e Voodoo Music Experience na sua cidade natal em New Orleans.

Após meses de disputas legais com o selo Warner Bros. Records, Teleprompt resolveu o litigio fora dos tribunais em agosto de 2006 com uma renegociação contratual com a Warner.

WBR re-lançou o álbum de lançamento da banda Mutemath em 26 de setembro de 2006. O álbum totalmente remasterizado apresenta faixas de seu EP retrabalhadas e uma faixa bônus de edição limitada ao vivo. O álbum estreio em  #17 no gráfico da Billboard Top Heatseekers.

a banda voltou a estrada no inicio de 2007 com datas  para a abertura de show de  The Fray e Wolfmother em várias cidades e uma breve turnê como atração principal na Europa. Flesh And Bones Electric Fun, um exclusivo DVD ao vivo foi lançado em 20 de março de 2007, com um 43 - uma cidade norte americana que os acompanha na primeira tour em 1º de maio.

A banda também recebeu uma publicidade inesperada no American Idol quando o concorrente Chris Sligh cantou "Typical" no episódio do show dos Tops 24.


"Typical" (2007)

O primeiro clipe de Mutemath foi "Typical", que estreou no Youtube em 21 de março de 2007. O vídeo apresentou a banda apresentando a música ao contrário. O vídeo conseguiu chegar a Hot List no New York Post e registrou mais de 10.000 visualizações em menos de quatro dias. Levou três semanas para que Mutemath aprendesse suas peças ao contrário. Quando perguntado se cantar ou ser baterista de trás pra frente era o mais difícil, Paul Meany respondeu, "Darren teve o mais difícil."

"Typical" também foi o primeiro single de Mutemath lançado na rádio em 10 de abril de 2007. Mais tarde em junho, o single começou a recebeu uma grande atenção nas rádios de Modern Rock rapidamente elevando o gráfico do Mediabase Alternative da semana, saltando de #115 a #65, também foi a segunda música mais tocada nas rádios alternativas na emana de 13 de junho de 2007. O single então pulou para a #36 na primeira semana de agosto de 2007, uma posição que foi mantida por seis semanas antes de ser movida para uma posição de pico no  #35.

"Typical" foi apresentado em um comercial de televisão para o Discovery Channel, apresentando clipes de shows como  "Man vs. Wild," "Deadliest Catch," e "Dirty Jobs.

O grupo fez aparições limitadas em vários mini-festivais de verão no meio de 2007 em ordem para trabalhar em escrever e gravar o material para o próximo álbum em produção. A performance de lançamento da banda no Bonnaroo Music Festival coincidiu com a sua segunda aparição no The Late Late Show with Craig Ferguson.

O grupo apareceu no Transformers: The Album, lançado em 3 de julho de 2007 performando "Transformers Theme" em conjunto com o filme de ação dirigido por Michael Bay (apesar da música não aparecer no filme) e fez uma aparição na televisão no The Late Show with David Letterman em 17 de julho. O grupo estava na corrida pelo MTV2 e Virgin Mobile's Book The Band votação para abrir o Virgin Festival US em Baltimore, Maryland em agosto(Aiden ganhou a competição Book The Band contest).

O álbum de lançamento de Mutemath reapareceu no gráfico da Billboard Top Heatseekers em 4 de agosto de 2007 em #28, enquanto o single "Typical" estreou em #39 na Billboard's US Modern Rock Chart na mesma semana.

A banda foi a estrada com o single em setembro de 2007 com o apoio de Eisley, que incluía duas aparições na televisão. A primeira foi em 19 de setembro e a sua segunda aparição no Jimmy Kimmel Live. O show divulgou a performance gravada da banda recreando o vídeo do clipe "Typical" que foi gravada para a platéia e então tocada em sentido inverso na transmissão. A segunda aparição na televisão foi seu lançamento na NBC no Late Night with Conan O'Brien performando "Break the Same" pela primeira na televisão em 17 de outubro.

Dia 12 de novembro de 2007 a Atlantic Records anunciou que a banda iria se unir a Alanis Morissette em Matchbox Twenty's Exile na Tour americana que teve inicio em Hollywood, FL em 25 de janeiro de 2008 e durou até o meio de março. Em 6 de dezembro de 2007 o grupo foi nominado ao Grammy Award pela seu vídeo curto para "Typical". "Control",o segundo e final single para a radio de Mutemath foi divulgado em 15 de janeiro de 2008. O clipe da música foi filmado em Nashville em janeiro mas a sua distribuição foi interrompida devido a problemas com os direitos autorais com relação a um grupo europeu que já havia liberado um clipe. A banda também lançou o álbum que fazia companhia a seu DVD ao vivo de 2007, Flesh And Bones Electric Fun: Mutemath Live, via iTunes em j29 de aneiro de 2008. "Typical" foi adicionado como adicionado como uma das canções para download para a série Rock Band no começo de 2009.

Spotlight EP (2009)

Em novembro de 2008 o grupou lançou "Spotlight" no álbum da trilha sonora do filme Twilight, para críticas favoráveis. A música foi o primeiro single de Armistice e foi liberada digitalmente em 10 de fevereiro de 2009 no Spotlight EP que incluia o LadoB com faixas e remix da canção por Son Lux. O single alcançou #1 na Billboard Hot Singles da semana em 29 de fevereiro de 2009 e manteve o lugar por duas semanas consecutivas. O single caiu para #10 antes de fazer uma última aparição em #3 na semana de 11 de abril de 2009. O grupo performou "Spotlight" pela primeira vez no The Tonight Show em 15 de janeiro de 2009, apresentando como convidados LaClave,  Allen do Club of the Sons e Jeremy Larson, todos eles que haviam trabalhado no álbum que estava por vir. O EP também foi liberado em edição limitada em vinil em 24 de março de 2009.


Confiram o vídeo com a música legendada e diversas imagens dos filmes e do elenco:

Armistice (2009)

O grupo foi trabalhar para escrever e gravar seu segundo álbum completo no estúdio em sua casa em New Orleans. O álbum intitulado Armistice, foi divulgado nos Estados Unidos na Teleprompt Records/Warner Bros.  em 18 de agosto de 2009.

Durante a gravação do álbum, vídeos curtos foram postados no perfil da banda no Youtube. Esse vídeos documentaram o trabalho que estava ocorrendo no estúdio, incluindo entrevistas nas ruas onde os moradores de New Orleans foram exibidos com amostras do álbum (que não podiam ser ouvidas no vídeo) gravando suas reações. Qualquer clipe da música foram apresentados de tal modo que insinuariam como a música iria soar.

Em 4 de abril de 2008, Goodwin Films anunciou que estavam trabalhando em um documentário sobre o making of do novo álbum de Mutemath. Nenhum outro detalhe foi divulgado sobre o lançamento do filme.

De acordo com a biografia, o grupo quase desistiu durante a escrita do álbum. A banda tinha escritas cerca de 16 canções nos 3 anos e passou na estrada fazendo tour e era esperado que cortassem a lista para 10 após sentarem para gravar no estúdio em casa, New Orleans. Semanas trabalhando com antigas ideias e brigas entre os colegas levou o grupo a procurar por um produtor de fora para ajudá-los a ter foco e estabilizar a tensão. Durante essa procura, o grupo conheceu o produtor Dennis Herring e após ouvirem sua opinião, decidiram destruir todo o material previamente escrito e recomeçar do zero, trazendo Herring a bordo como um produtor do álbum. A banda trabalhou pelos próximos três meses escrevendo quase 20 novas canções que iriam moldar Armistice. a banda então passou um tempo no estúdio de Herring em Oxford, Mississippi gravando os toques finais para o álbum.

Em 14 de janeiro de 2009, King disse em uma entrevista que após uma pausa para os feriados, eles iriam "voltar para gravar com esperanças de termos algo pronto em março para que o álbum possa sair em agosto. Tem levado muito mais tempo do que nós poderíamos ter imaginado mas nós só não estamos prontos ainda." Adicionalmente ele mencionou que o álbum seria o primeiro do Mutemath com a colaboração e envolvimento entre todos os quatro membros da banda.

O título para o álbum foi confirmado como Armistice em 27 de maio de 2009 em uma entrevista no  InsideBayArea.com e então no mesmo dia confirmaram nos fóruns do Mutemath, Teleprompt Records e Warner Bros. Records fez uma divulgação para a imprensa em 9 de junho de 2009 anunciando os detalhes do lançamento do álbum incluindo o nome Armistice, a capa, e a lista de faixas bem como a data oficial de lançamento nos EUA, 18 de agosto.

Armistice  estreou em nº 18 no Billboard 200, com mais de 18,000 unidades vendidas na primeira semana. O álbum também esteve em 4 no Billboard Rock e em 3 no Billboard Digital Albums e Billboard Alternative Albums na mesma semana.

Após terminarem a turnê do verão de 2010, a banda anunciou que iriam liberar um DVD/CD combo intitulado Armistice Live em 12 de outubro de 2010. Pré-venda inclui raridades no bônus ao vivo como "Electrify" e "Goodbye", gravados no Japão durante a turnê "Armistice".


Odd Soul (2011)

A banda começou a escrever e gravar material para seu terceiro álbum no meio de 2010, logo após completar apoiar a turnê de primavera de 30 Seconds to Mars. Em 4 de abril de 2011 foi anunciado que o álbum havia sido completado. Também foi anunciado que o guitarrista Greg Hill havia deixado a banda em outubro de 2010. Prévias de "Cavalries", "One More", "Equals", "Prytania", "Walking Paranoia" e "Odd Soul" foram lançados no canal da banda no youtube. Em 28 de junho de 2011 foi anunciado que o álbum seria intitulado Odd Soul e seria lançado em 4 de outubro de 2011. Em 18 de julho de 2011 o lipe completo e um site interativo para "Odd Soul" foi liberado ao público. Em 29 de julho MuteMath lançou seu pacote para turnê VIP para pré-venda em seu site oficial, dando o nome de seu primeiro single, Blood Pressure, disponível em 8 de agosto. No dia 10 de agosto de 2011, Todd Gummerman anunciou em seu blog que estava oficialmente substituindo Greg Hill como guitarrista da banda. A banda apoiou os líderes do Honda Civic Tour:  Linkin Park e Incubus.


Fonte 1 2 3
Post e tradução: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário