Há tantas coisas que você pode fazer para guardar segredos no set. Quando as filmagens de Amanhecer começaram em Novembro, os produtores contrataram seguranças a mais e impediram a entrada da imprensa no set - tudo para deixar o público em estado de glorioso suspense. Mas ainda assim, coisas acontecem. Em Março, algumas imagens - mostrando o que parece ser um dos momentos mais esperados do filme, incluindo Bella e Edward na cama - vazou na internet, instigando o diretor Bill Condon e a autora Stephenie Meyer a pedir aos fãs que os avisassem sobre uma possível suspeita de quem o tenha feito. "É difícil não pensar que isso foi de algum modo maldoso" disse Condon (Deuses e Monstros). "Parece que nós estávamos mais ansiosos de manter guardado foram as que foram vazadas."
"Foi destruidor," adiciona Kristen Stewart, de 21 anos, que interpreta Bella. Ela descobriu que os culpados hackearam as metragens diárias do set, então ela começou a deixar mensagens no fim das tomadas: "Eu estava assim, 'Hey, isso mesmo! Roube isso, seus malditos filhos da p***!' Eles sabiam todos os momentos que eram importantes para as pessoas, e isso foi o mais irritante."
Você não pode culpar o elenco e a equipe por ficarem fulos. Amanhecer é o fim da saga de Meyer, Crepúsculo. Ele anda pelas águas mais sombrias e obscuras do que os outros três filmes, e suas 567 páginas, são muito agitadas. Possivelmente inspirado na outra franquia que é um frenesi, Harry Potter, a Summit Entertainment decidiu dividir Amanhecer em dois filmes, programado para estrear dia 18 de Novembro de 2011, e em Novembro de 2012, na intenção de mostrar devidamente a ação - e, sem dúvidas, para prolongar o inevitável fim.
Filmar Amanhecer Parte 1 e 2 simultaneamente incluiu filmar por quase seis meses em lugares como Baton Rouge, Vancouver, Rio de Janeiro, e as americanas Ilhas Virgens. Como Robert Pattinson, que interpreta Edward, disse: 'Parece que nós estamos fazendo isso na minha vida inteira'
O fato é que o romance é tão turbulento e gótico - que o fim da saga é divisionista até mesmo entre os Twihards - que só poderia ter acrescentado a estranheza ao empreendimento. "Quando eu li o livro, me perguntei, "Como isso vai ser um filme?" diz Taylor Lautner, de 19 anos, que interpreta Jacob. "Todos disseram que isso parecia totalmente diferente do que tudo que já tínhamos feito," diz Stewart. "Somente o fato que eu esteja lá grávida - é como, wow, nós estamos realmente fazendo um filme da saga Crepúsculo?". Pattinson concorda, desajeitado nas palavras para descrever a trama. "É muito, muito, muito estranho," diz o ator de 24 anos. "Há definitivamente, hm, alguma coisa interessante e estranha acontecendo."
Se você está lendo essa matéria e nunca leu Amanhecer, considere isso um alerta de spoiler (também é meio estranho que você esteja lendo isso.) O resto de vocês sabem muito bem que é nesse filme que Bella e Edward se casam e, - finalmente espandindo sua paixão, mas puro relacionamento - consumindo seu amor em meio de penas voando. O ato tem consequência. Bella fica grávida... de um meio-vampiro que cresce dentro dela em tempo alarmante, colocando a vida de nossa heroína em grave risco, mesmo quando ela resiste a um trabalho de parto incrivelmente horrível e violento. Para evitar sua morte, Edward, com a ajuda de ser um vampiro, transforma Bella em vampira. E isso é o que acontece na Parte 1.
"Isso é quase uma despedida," a roteirista Melissa Rosenberg diz sobre o romance. "Os três primeiros livros são sobre o triângulo amoroso, e o amadurecimento em questão de relacionamentos e romance. Amanhecer é realmente uma história adulta. Eu acho que o público cresceu com os livros e eu gosto disso."
Se eles não tiverem amadurecido junto com os livros, eles terão que amadurecer logo.“Filmamos tudo – a relação sexual e o parto – o mais potente e poderoso que pode ser.”, diz o diretor Condon, que sabia que deveria trabalhar dentro das limitações de PG-13. “Será interessante ver se existem pessoas que pensam que isso é muito perturbador.” Já Stewart, deseja que o filme seja sempre o mais fiel possível ao livro. “De alguma forma foi triste não terem mostrado o ato em si.” – diz ela.
Questionada se ela já imaginou como seria uma classificação mais restrita do filme, Stewart ri e diz, "Imaginamos isso todos os dias". Para esclarecer, não é a cena da Lua de Mel que Stewart deseja que fosse mais fiel (parece uma cena de amor entre pessoas reais, e não entre vampiros, e isso é algo bom),mas o nascimento brutal do bebê, Renesmee. “É engraçado porque quando se trata de idade (PG-13) todo mudo acha que será tudo sobre sexo.” – Diz ela. “O parto realmente tem um resultado bom, ele realmente vai te impressionar. Mas o que poderia ter acrescentado? Poderia ter sido mais chocante e grotesco, porque é assim que ele foi descrito no livro.” Ela suspira: “Eu teria gostado de ter vomitado sangue.”
A gravidez de Bella é controversa por outras razões complicadas também. Alguns leitores discutiram sobre o que eles concluiram ser a mensagem de quase-vida no romance de Meyer, quando Bella recusa abortar, mesmo sabendo que isso a mataria. Foi algo que o elenco e a equipe tiveram que entrar em acordo. Condon diz, "Melissa e eu nos preocupamos em afastar tudo o que poderia dar uma mensagem forte, e acho que conseguimos."
Rosenberg complementa, "Foi um problema, porque penso muito nisso. Mas é verdade é que, Twilight não é uma arena para ter um debate sobre aborto. O que eu quis mostrar é que ter uma criança é uma escolha. Mais do que um assunto político, é o raciocínio de Bella, e articulá-lo foi um desafio."
Stewart, que se tornou uma protetora dedicada ao personagem de Bella durante os anos, diz que ela concorda totalmente com esse pensamento: "Estou totalmente no lado da Bella. A ideia de destruir algo que fizeram juntos que poderia nunca acontecer de novo... Não tem nada a ver com esse indício de vida. Adoro a ideia de Bella brigando. Ela esteve disposta a morrer tanto, mas agora você a vê, bem, literamente morrendo por isso." A atriz insiste que o dilema de Bella pareceu real para ela. "Isso pode acontecer com qualquer pessoa da minha idade. Quero dizer, talvez não a parte dos vampiros, mas sim pro resto. Não pareceu como, 'Ah, como você conseguiu interpretar isso? Está tão longe de sua realidade!' E eu fico, 'Não, cara. Eu poderia ficar grávida amanhã.'"
Em outros contos de fadas modernos, o casal poderia provar o seu fervor por procurar o amado em chuvas fortes ou na área de segurança do aeroporto, mas Bella não pega tão leve. A morte é o sacrifício máximo que sempre assombrou a saga Crepúsculo.
Depois de tantas cenas de terror e sangue, a sequência do casamento veio como um alívio para mais de um membro do time Amanhecer. Foi escalado para o final da produção e juntou o elenco praticamente pela última vez. "Nunca pensei que eu me afetaria dessa maneira, mas foi uma das melhores coisas que eu já fiz," diz Stewart. "Chegou num certo ponto que eu estava andando no set, e eu vi todos do elenco sentados num banco, indo fazer seus trabalhos. E foi tão perfeito pra mim naquele momento. Foi bem emocionante, de um jeito real. Eu quase agradeci eles por terem vindo."
Para Lautner, a dança desajeitada de Jacob e Bella durante a recepção foi tão áspera quanto... um casamento. "Não ajudou o fato da cena ser um tanto emocional," ele diz. "Eu sabia que ia ser complicado no último dia - e foi complicado mesmo."
Pattinson tem uma vaga memória menos sentimental da sequência do casamento, a qual foi filmada em Vancouver. "Foi bem legal ver todos os vampiros reunidos," ele diz. "Tinha um cenário bem bonito, mas estava congelando." Ele gostou mais de filmar a lua de mel, particularmente as cenas feitas no feriado de Páscoa em St. Thomas. "Foi maravilhoso encerrar no Caribe. Foi tipo, por que não filmamos no Caribe o tempo todo? Faria mais uns cinco."
Agora que Amanhecer foi encerrado, cada membro do elenco pode seguir seu caminho - até a temporada de divulgação começar. As estrelas com certeza ficaram mais próximas durante os anos, não só Pattinson e Stewart. (Na verdade, eles nunca confirmaram sua relação, mas depois dessas fotos deles juntos na premiere de Água Para Elefantes, eles provavelmente não vão precisar.) Pattinson, de um jeito compreensível, fala isso sobre seus colegas: "Ter que passar muito tempo com algumas pessoas... é bem legal quando você os adora. Existe um laço verdadeiro. Acho que é algo meio humilhante ter que usar maquiagem e lentes de contato." Ele ri. "A não ser Taylor - ele não tem que fazer nada. Ele não teve que fazer trabalho nenhum dessa última vez. Ele é sempre um lobo!" Pattinson ri de novo, antecipando a parte 2 de Amanhecer. "Mas ele tem que se apaixonar por um bebê... Ai, Deus, mal posso esperar pra ver como isso vai terminar."
Quando Lautner foi informado sobre os nervos de Pattinson, ele diz, "Ai, meu Deus. Isso realmente se parece com ele. Todo mundo reclama que eu não tenho que usar lentes de contato, não preciso da maquiagem branca, perucas e essas coisas todas. E eu fico, 'Sou eu quem fica na chuva gelada e no frio sem usar blusa! Paguei minhas dívidas em Lua Nova e Eclipse.'" E sobre se apaixonar - ou o imprinting - por Renesmee? "Muitas vezes eu fui até Stephenie [Meyer] e perguntei, 'O que exatamente é um imprinting?'" diz Lautner. "É uma coisa bem confusa pra mim, então não pergunte."
"Foi uma luta e tanto," ele continua, de um modo mais sério. "Parece que foi ontem que eu apareci no set de Crepúsculo e conheci o elenco, e agora aqui estou eu, anos depois, terminando de filmar. É o sentimento mais esquisito."
Os atores já estão experimentando o pós-Twilight: Pattinson está agora se apresentando com Reese Witherspoon em Água Para Elefantes; Lautner vai estrelar o terror Abduction nesse outono; e Stewart diz que é "quase certo" que ela vai interpretar a mais bela de todas em Snow White and the Huntsman, da Universal.
O diretor Condon diz que ele está ansioso como outros para ver onde a carreira deles vai chegar. "O Rob foi a maior supresa pra mim - eu acabei o conhecendo," ele diz, comentando que Pattinson é o menos parecido do personagem que ele interpreta.
"Você passa um tempo com ele e você pensa, 'Deus, eu espero que você interprete esse incrívelmente esperto e divertido cara que você é." Taylor é completamente natural. E Kristen," Ele sorri, "Ela é extremamente talentosa."
Eu ouvi essa ótima história sobre ela que eu acho que resume tudo. Ela foi mencionada para interpretar um personagem em um filme de super-herói que está prestes a ser feito - eu não quero dizer qual é - e ela ficou tipo, "Bem, esqueça isso. Eu não deveria ser a namorada do super-herói. Eu deveria ser o super-herói."
"Eu acho que ela é uma dessas pessoas que não se encaixam em alguns tipos de filme, mas molda uma carreira em torno do que ela é."
A atriz, que começou a interpretar a personagem Bella aos 17 anos e celebrou seu aniversário de 21 anos no dia de encerramento de Amanhecer, concorda que sua vida real tem se misturado com a de Bella.
"Nas formas mais estranhas, tantos paralelos podem ser traçados entre a minha vida e a saga. Os aniversários coincidem, a formatura, tudo." Ela diz. Ela está feliz por Amanhecer ter acabado, ela adiciona, mas porque ela sabe que fez isso direito.
Post: Mel Tweet
Nenhum comentário:
Postar um comentário