02 março 2013

32 COISAS QUE NÓS APRENDEMOS COM OS COMENTÁRIOS DO DVD DE BREAKING DAWN!

Segue abaixo um artigo com 32 curiosidades e mudanças interessantes feitas pelo diretor Bill Condon na primeira e segunda parte de ‘Amanhecer,’ divulgadas no site cinematográfico Film school Rejects

image host 

Bem, meus caros fãs ‘Twi-hards’, com a divulgação do filme “Amanhecer- Parte 2” em DVD e Blu-Ray esta semana, a saga chegou a seu fim. (Isto é, claro, até que o estúdio Lionsgate decida reiniciar a franquia de sucesso ou mesmo, até quando a Stephenie Meyer escreva mais sobre esse universo. “Porque todos nós sabemos que uma hora outra isso ocorrerá”.). Para amarrar as duas últimas partes da Saga, o estúdio Lionsgate também já lançou uma versão estendida de “Amanhecer- Parte I”. Ambos os filmes têm comentários do diretor Bill Condon.

Bem, por agora, não precisa se preocupar muito. Mesmo eu (e muitos dos escritores aqui no Film School Rejects), não ser nem um pouco fã da série, sei que temos que ter respeito por todos os fãs, que são a base de todo o sucesso. Este não é um artigo extenso para fazer com que você ria dos erros que podemos encontrar nos filmes da série. Ao invés disso, vamos falar um pouco sobre o que o diretor Bill Condon tem a dizer sobre o fim da série, com os dois últimos filmes baseados no último livro da Saga, trazidos às telinhas do cinema.
E para os comentários ...

A Saga Crepúsculo: Amanhecer (2011-2012)

Comentários: Diretor Bill Condon
1. A primeira parte começa com a cena em que os Volturi recebem um convite do casamento de Edward e Bella. A cena foi editada porque o diretor Bill Condon queria que fosse mantido o foco em Bella e como essa parte inicial da história tinha de ser sob a perspectiva dela, e fizesse com que a história permanecesse com seu caráter intimador. A cena foi reinserida na versão estendida para observar ambos os filmes como um todo.

2. Tanto o diretor Bill Condon, como o Taylor Lautner concordaram que Jacob só teria que ficar sem camisa uma única vez em cada um dos dois últimos filmes. Condon disse que isso ocorreria dessa forma porque o personagem estava se tornando mais adulto, e por isso ele não era mais apenas um galã adolescente (apesar dos gritos das plateias no cinema pareciam demonstrar o contrário).

image host 

3. Com um orçamento de 1 milhão de dólares, a casa dos Cullen foi refeita para “Amanhecer” (Partes I e II), para que se enquadrasse exatamente com as casas dos Cullen nos outros filmes.

4. Condon teve o departamento de maquiagem visivelmente com pouca atuação com a maquiagem dos personagens vampiros, especialmente Edward. A sua pele só depois foi transformada por meio de serviço computadorizado, deixando-a aparentemente mais lisa e com efeito ‘marmorizado’, retirando a maquiagem da face na fase da pós-produção.

5. O filme favorito de Bill Condon é “A noiva de Frankstein”, o que não é nenhuma surpresa para os fãs do filme de Bill Condon, o “Deuses e Monstros”, que narra a história de James Whale, o diretor do filme.

6. No início das suas produções, Bill Condon combinou o script dos dois filmes em um só script de 222 páginas, ao invés de optar por separar os roteiros em dois.

7. A cena do casamento incluiu participações especiais de vários convidados, particularmente a de Stephenie Meyer, que estava em um dos últimos bancos do cenário do casamento. Bella faz sinal com a cabeça para ela ao caminhar ao longo do altar.

8. O interior da casa onde a lua de mel foi filmada foi gravada dentro de um estúdio, mas a casa é originalmente localizada no Rio de Janeiro. No terceiro dia de gravações na casa, uma tempestade tropical atingiu a área, e todo o elenco e equipe técnica , aproximadamente 80 pessoas, tiveram que dormir na casa. O resultado após a passagem da tempestade, era de uma lua de mel sombria. O que fez com que tivessem que filmar a cena da praia nas Ilhas Virgens.

9. A única parte da cena de sexo em que a cama se quebra, foi estendida ao final, mas teve que ser cortada por conta da classificação para a faixa etária de 13 anos.

10. Durante a gravação da praia e do jogo de xadrez, barcos de paparazzi ficaram nos entornos próximos da produção. Em virtude de não haver nenhum recurso legal para mantê-los afastados, a produção teve que construir muros e barreiras durante os ensaios , inclusive, depois tiveram que retirar digitalmente os barcos que estavam em cena.

11. Durante as gravações das cenas na praia, na cena da praia ( já em Washington) em que os Quileutes falam pela primeira vez sobre o “imprinting” , a locação teve de ser evacuada rapidamente por conta de um aviso do tsunami vindo do Japão.

12. Condon pontuou ainda todo o processo em que um adulto pode ter um “imprinting” em uma criança pequena , como um dos pontos mais controversos tanto do livro como do filme.

image host 

13. Condon vê a Kristen Stewart como uma futura provável diretora de cinema, e Robert Pattinson, como um futuro roteirista de filmes; já Taylor, como um produtor ou mesmo um “cabeça do estúdio”.

14. Pela primeira vez Jacob vê Bella grávida, todas as cenas de Kristen a partir de então têm manipulação gráfica. Incluindo esta cena citada, houve 1400 efeitos digitais só no primeiro filme. Já no segundo, mais de 2000 mil.

15. Para evitar que o filme fosse censurado em virtude do aspecto “violência” , durante a cena que o Edward retira Renesmee usando seus próprios dentes, Condon seguiu a ideia de que a cena seria filmada sob a perspectiva de Bella, o que ela vê, o que evitou e diminui as cenas de sangue.

16. Logo após Jacob ter um "imprinting” em Renesmee tinha uma cena em que Edward ataca o Jacob. Esta cena foi removida do versão do cinema porque mostrava o imprinting como algo mais tenebroso, que era o que muitos críticos (inclusive nós) questionavam. A cena está na versão estendida do primeiro filme, e o conceito de imprinting é discutido no início do segundo filme com um pouco mais de detalhes.

17. “Amanhecer -Parte 2” é o único filme da série que têm uma versão própria para o título no início do filme. Condon fez isso porque as regras de faixa etária requerem que o primeiro crédito seja o do Diretor, caso o letreiro do filme seja feito após do filme. Condon pensou que as pessoas poderiam ver o crédito de “Dirigido por” e acabassem saindo antes de ver a dos atores, o que ele insistiu em pôr ao final do filme.

18. A produção original experimentou uma versão mecatrônica de Renesmee bebê, mas foi descartado, optando-se por efeitos gerados por computador.

19. Durante a primeira cena de sexo entre Edward e Bella vampiros , Edward de logo beija o pescoço dela porque ele nunca se sentiu seguro o suficiente em fazer isso nela enquanto era humana.

image host 

20. Quando os Cullen dão dicas a Bella de como deve se portar como humana, as falas saiam enquanto Bella mordia o lábio, o que mostrou-se como sendo uma resposta a todo a crítica sobre a atuação de Kristen nos últimos filmes. Stewart não gostava muito dessa ideia, a qual Condon insistira muito , mas não era porque ela era sensível às eventuais críticas, mas sim porque estava preocupada com as piadas em excesso que poderia sofrer.

21. Billy Burke tentou pedir autorização para que deixassem que ele cortasse sua barba, porque ele sugeriu que Charlie poderia fazê-la por conta do casamento da sua filha Bella. Condon não deixou porque já era uma marca do personagem. Ele também imaginou que o pedido de Burke foi porque ele já estava cansado da barba e queria arranjar um motivo para tirá-la.

22. Com certeza há notadamente muito menos cenas em que os vampiros brilham à luz do sol nesses dois últimos filmes, em comparação com os demais. Isso porque o Condon queria deixar o filme ainda mais sutil e menos atrevido.

23. Jasper estava lendo uma cópia da autobiografia de “Keith Richard”, quando Alice tem a visão da chegada dos Volturi.

24. Em “Amanhecer- Parte 2”, teve uma contenção de gastos do set, e o orçamento girava em torno do 1 milhão de dólares, o que foi utilizado para bloquear as entradas nas locações dos sets, e impedisse com que as pessoas tivessem acesso, ou mesmo chegassem perto o suficiente para tirarem fotos.

25. O rosto de Mackenzie Foy foi inserido e sobreposto, digitalmente, no rosto das demais dublês, durante todo o processo de crescimento da personagem. A primeira cena em que a atriz de fato interpreta sem outras dublês de corpo é quando Bella lê um livro para Renesmee. No entanto, por conta da atriz ter mãos e rosto maiores, eles tiveram de ser manipulados digitalmente para aparecerem menores do que realmente são.

26. A cena de diálogo mais longa em “Amanhecer- Parte 2” é quando Bella encontra o advogado, interpretado por Wendell Pierce.

27. Michael Sheen conseguiu seu papel em “Crepúsculo” por conta de sua filha.

image host 

28. O único verdadeiramente desafio enfrentado contra a “MPAA” (controle de classificação da faixa etária do filme), foi quanto à decapitação dos vampiros, em especial, quando a cabeça de Irina é arrancada e Caio tem seu rosto dividido em dois na mandíbula (o Condon afirma ter sido a cena mais difícil de ser filmada por ter de passar pelo crivo da MPAA). Não muito fã do look de “mármores” dos vampiros mortos que aparecem em “Eclipse”, Condon fez com que sua produção redesenhasse consistentemente isso, o que ele descreve como se fosse “algo que ocorre como quando o mármore se funde à carne”.

29. A sequência da batalha, com duração de 8 minutos, ao final de tudo, levou nada mais do que um ano para ser panejada, escrita, pré-visualizada e só então filmada. A primeira versão da cena foi gravada por volta de 2 anos antes de o filme ter sido lançado.

30. Condon preferiu que não houvesse a volta dos lobos para a forma de humanos depois de mortos, porque ele não queria que a luta só evidenciasse literalmente, mortes, e Quileutes nus.

31. As sessões de teste para o último filme incluiu um grupo de cerca de 80 pessoas que estiveram no processo de teste de triagem desde os filmes anteriores.

32. A cena final em que Bella projeta seus pensamentos na mente de Edward, compreendeu uma suma de cenas extraídas dos filmes anteriores, o que deu um ar de familiaridade, mas a montagem soou como cenas inéditas.

Post: Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário