09 junho 2012

CRÍTICA DE JAMES FRANCO FALANDO DE KRISTEN EM SNOW WHITE

Confiram a crítica de James Franco, o autor The Huffington, a Snow White.

 Snow White and The Huntsman parece ótimo e os atores são fabulosos. O filme nos dá tudo o que deveria: beleza, perigo, romance, ação e fantasia, e um final gratificante. Claro, este filme não está quebrando a narrativa original – quem esperava isso? Na verdade, o roteiro de Evan Daugherty – um companheiro NYU – é mais do que fiel ao conjunto de peças conhecidas da história original: três gotas de sangue sobre a neve, pele clara, cabelos escuros, uma bruxa malvada, um espelho mágico, anões e uma maçã envenenada. A principal adição ao conto clássico está previsto no título.
O caçador, interpretado pelo bonitão Chris Hemsworth, rouba a cena do papel tradicionalmente desempenhado pelos anões: o vínculo com a Branca de Neve na floresta. Sua presença significa que o filme tem menos tempo para explorar a dinâmica da família improvisada com os anões, o que seria perdoável apenas se a sua conexão romântica com Branca de Neve tivesse espaço suficiente para desenvolver adequadamente. Alguns críticos podem ter um pé atrás com os atores por serem fixos – disse Nana, parecia que estava Hemsworth estava interpretando Thor com roupas diferentes, e Iris, que trabalhou nos dois primeiros filmes de Twilight, elogiouKristen Stewart, mas ela ainda lembrava Bella Swan. Nós discutimos, e Iris e Nana chegram mais perto. Elas culparam menos os atores – quero dizer, eles estão sendo eles mesmos de filme para filme, é como se eles não fossem atores de personagens – e começamos a olhar o material que foi dado a eles para trabalhar. Se Stewart e Hemsworth não são inteiramente o romance do ano, a falha não é da atuação deles como é do script. E se suas encarnações anteriores estão ao lado deles, isso tem menos a ver com as suas performances do que com o lugar esmagadoramente grande que seus papéis anteriores ocupam em nossa cultura atual. Se acatam ou não, os dois estão sob uma tonelada de pressão: Chris é apenas um homem extraordinariamente robusto, com uma voz profunda, ou ele pode interpretar outra coisa senão um deus nórdico? Kristen é apenas uma amante de vampiro de uma onda de loucura temporária, ou ela é o real negócio? Eu acredito que ambos são artistas talentosos e especiais que fazem o máximo de seu material neste filme. O que é interessante é a maneira como essa história é paralela à situação dos próprios atores.

Os contos de fadas são coisas complicadas. Eles geralmente trafegam em personagens simplesmente desenhados e histórias que dependem mais ação da simbólica do que o sutil desenvolvimento. Contos de fadas, como parábolas, são dispositivos para ensinar lições em traços largos, não para estudar personagens em detalhes. Essa é uma animada razão que muitas vezes podem fazer melhor justiça aos contos de fadas do que filmes de ação ao vivo. Por um tempo, ação ao vivo foi ficando no departamento de fantasia, porque a tecnologia não poderia tornar os efeitos especiais muito bons, mas ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘Percy Jackson’ mudou tudo isso. Agora mundos de fantasia pode ser realizado em filmes melhores do que nos mais animados. A diferença agora entre SWATHe o Gato de Botas é que nós permitimos um gato animado nos levar a um desenvolvimento emocional, enquanto que esperamos que a personagem de Kristen Stewart o desenvolva de acordo com os rigores da realidade. Puss pode se apaixonar à primeira vista por uma gata, mas a Branca de Neve de Stewart precisa ter razões para se apaixonar pelo caçador. Na versão da história Branca de Neve dos Irmãos Grimm , a rainha má quer ser a mais bels na terra, simplesmente porque ela é vaidosa e orgulhosa, mas este filme fornece mais apoio para sua competição assassina com todas as belezas da terra. A Rainha de Charlize Theron é uma mulher que sobreviveu por gerações num patriarcado implacável. Sua beleza é o que mantém o seu poder em um mundo de homens. Infelizmente, o lado negativo de seu poder perpétuo e a força da sua beleza, está ligado a mulheres, em vez de restrito a homens.

Assim, o conflito é, em última análise entre duas mulheres que representam a juventude inocente (Stewart) e a beleza em envelhecimento (Theron), cada uma das quais está lutando para controlar o trono. Infelizmente, isto pode ser visto como um analogia à dinâmica enfrentadas por atrizes (e, em certa medida, atores) de hoje. A velha guarda vai sempre ter cuidado com a nova guarda, mas o fato é que as mulheres ainda dependem de seus looks mais do que os homens. Mesmo duas potências como Theron e Stewart estão comprometidas com os ditames de um mundo machista.

De certa forma, o filme também poderia ser dito em paralelo com o aumento do estrelato de Stewart. Branca de Neve está presa em uma torre por cerca de uma década – digamos que a partir de oito anos de idade e 18 anos. Pela aparência do lugar, eu duvido que ela tenha recebido muitos alimentos nutritivos ou produtos de higiene, e muito menos uma educação, por isso é um pouco estranho ver Kristen Stewart sair da masmorra ágil, bonita e inteligente. Claro, isto é um conto de fadas e nós podemos permitir que a princesa seja linda. Estas são as condições medievais, por isso mesmo se ela não tivesse estado na prisão, ela provavelmente ficariam um lixo pela falta de escovas dentárias modernas e hidratantes. Assim, podemos supor que esta é a nossa versão de beleza, em pé a uma versão mais antiga. Mas a idéia de que ela é a escolhida, apta a governar o reino, sem qualquer preparação ou treinamento, é difícil de aceitar. É o mesmo problema que atormenta as histórias de Twilight: essas crianças não precisam trabalhar para se tornar bela, imortal, e vampiros inteligentes, só precisam de ser mordidos. Alguns podem argumentar que Stewart – ou qualquer arrivista jovem impulsionada por uma franquia de sucesso, álbum, ou Internet – é tão injustamente encantada. Alguns poderiam dizer que ela teve um golpe de sorte por estar no elenco de Twilight e, em seguida, subiu ao estrelato internacional, baseada menos em suas próprias habilidades do que no sucesso do projeto. Mas, enquanto Branca de Neve seria nada mais do que um provável ser inarticulado, doente e frágil após ser confinada em uma torre de 10 anos, Kristen Stewart desembarcou em Twilight depois de anos trabalhando com alguns dos melhores diretores do negócio (David Fincher, Sean Penn). Ela realmente merece a coroa.

Para mim então, as imagens da Branca de Neve como uma líder de imensa força, à cavalo pela praia na frente de um exército, tem menos a ver com sua personagem e mais a ver com a atriz que a interpreta. Stewart enfrentou um maior escrutínio da vida privada do que a maioria dos presidentes. Ela aceitou grandes desafios na carreira como Welcome to the Rileys, The Runaways e On the Road (nudez, estou te ouvindo). Ela botou seu traseiro para trabalhar. Seja já o que for Branca de Neve. Kristen Stewart é uma rainha guerreira. Dê-lhe a coroa.

Post: Sheyla

Nenhum comentário:

Postar um comentário